1º parte do Sporting na Grécia. Organização defensiva e arte na transição



Incrível a facilidade com que o Sporting criou oportunidades atrás de oportunidades em casa do campeão grego. Uma primeira parte super personalizada, onde o Sporting jogou a seu belo prazer. Sempre com critério e de forma organizada, os leões saíam em transição de forma exímia, baralhando totalmente os gregos.

Na fase de construção, o Sporting beneficiou da fraca pressão efetuada pelos gregos, aproveitando para sair a jogar sempre pelos centrais e pelo médio defensivo. A partir dai, tudo se tornava simples.


(Img1: Coates, William e Mathieu praticamente em linha, este último com espaço para progredir com a bola controlada, Jonathan aberto na esquerda, Acuña no espaço interior e Bruno Fernandes a recuar para ajudar em construção)

Quando os gregos saíam com bola a partir de trás, o Sporting recuava, ficando sempre com os setores muito próximos, não deixando espaço entre linhas.
A cada recuperação, o Sporting tinha capacidade para sair em transições rápidas, com Bruno Fernandes, Gelson e Doumbia a criarem bastante perigo na baliza dos gregos.


(Img2: reparem no posicionamento do Doumbia. Gelson está mais descaído para o lado direito e não aparece na imagem. Toda a equipa recua, facilitando assim a recuperação de bola).


(Img3: momento do 2º golo do Sporting. O golo surge na insistência de um canto do Olympiakos e é possível verificar que o Sporting manteve o bom posicionamento, que resultou num contra ataque letal)

Neste tipo de jogos (onde o Sporting tem menos bola, espera mais pelo adversário), Doumbia revela-se importantíssimo, pois permite ao Sporting recuar mais as linhas, porque depois tem mais facilidade em sair para o contra ataque, onde o avançado africano é fortíssimo a explorar a profundidade e as costas da defesa (aspetos onde Dost sente, naturalmente, mais dificuldade). A aposta do treinador Jorge Jesus em Doumbia, revelou-se certeira, tal como tinha acontecido em Bucareste.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sui Generis Futebol. Apresentação.

Diferenças de posicionamentos. City de Guardiola.