Benfica em dificuldades na Luz.


Um marasmo total de ideias que o Benfica apresentou ontem no estádio da luz. Dificuldades enormes no ataque à profundidade e para encontrar espaço entre linhas, na zona interior. Primeira parte sofrível da equipa encarnada, diante de um Portimonense que se exibiu a um excelente plano, com comportamentos defensivos interessantes, sempre a tentar encurtar o espaço para a equipa de Rui Vitória criar. Primeira fase de pressão bem definida, na zona do meio-campo. Que não se limitou a defender e procurou, através de transições ofensivas, criar dificuldades à equipa do Benfica.



Muitos problemas para o Benfica na construção de jogo. Cervi sempre a procurar o espaço interior, recuando para ajudar na construção. Eliseu e André Almeida pouco projetados ofensivamente, o que dificultava o jogo exterior da sua equipa. Portimonense com a última linha defensiva bem subida no terreno, a retirar espaço ao Benfica.



Mais um exemplo do referido acima. Jonas e Seferovic muito bem a recuarem no terreno para procurarem o espaço entre a linha média e a última linha defensiva da equipa de Portimão. Pizzi o pensador do jogo do Benfica. Toda a fase de construção passa pela sua cabeça, pese embora neste jogo não tenha estado tão acertivo quanto esteve noutros. Novamente André Almeida mal posicionado, a não oferecer o ataque à profundidade que a equipa precisava, dado o imenso povoamento da equipa Algarvia em zonas interiores.



6 jogadores (Lisandro não aparece na imagem) atrás da linha da bola em construção. Cervi, como já referido acima, a recuar e a pisar terrenos interiores em construção, mas sem linhas de passe.

Para além dos já evidenciados problemas na primeira fase de construção do Benfica, foi também esta uma equipa bastante apática e pouco atípica na reação à perda da bola. Pouco agressiva nesta fase do jogo e com posicionamentos ofensivos erráticos que não permitiam que a equipa estivesse preparada para recuperar a bola quando a perdesse. Aproveitou e explorou bem o Portimonense essa situação, apesar das constantes más decisões e definições dos seus atacantes no último terço do terreno.



Um exemplo do aproveitamento por parte do Portimonense para as terríveis transições ataque-defesa por parte do Benfica. Situação de 6x4 para o Portimonense após uma perda de bola do Benfica em processo ofensivo. Situação recorrente no jogo que não trouxe dissabores à equipa da Luz pelas constantes más decisões dos comandados de Vitor Oliveira.



Mas nem tudo foi demérito do Benfica. Há que reconhecer os excelentes comportamentos que a equipa de Vitor Oliveira apresentou em processo defensivo. A última linha bem subida no terreno e coordenada para retirar espaço ao Benfica, em função da bola. 4x1x4x1, com Vitor Oliveira a ler e interpretar bem a equipa de Rui Vitória, retirando-lhe aquilo que mais procura: espaço interior. Com alas poucos projetados ofensivamente e pouco capazes de decidir e definir bem com bola, sofreu muito o Benfica para sair da Luz com os 3 pontos.

Dizia Vitor Oliveira, na flash interview pós-jogo, em bom Português, que foi um "chouriço" que deu os 3 pontos ao Benfica. E a verdade é que já não víamos um Benfica a passar tamanhas dificuldades para chegar a zonas de finalização, na Luz, há imenso tempo. Poderá o Benfica crescer com Douglas, Grimaldo e Fejsa, mas terá que corrigir comportamentos na construção de jogo e na reação à perda da bola para não voltar a ter tantos dissabores.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

1º parte do Sporting na Grécia. Organização defensiva e arte na transição

Sui Generis Futebol. Apresentação.

Diferenças de posicionamentos. City de Guardiola.